Ao longo desta viagem pelos Media Digitais e Socialização foram abordadas várias temáticas - paragens para reflexão na cultura digital e nos seus públicos.

1ª Paragem: NATIVOS DIGITAIS VS IMIGRANTES DIGITAIS



Ideias-chave: comunicar, partilhar, comprar, criar, jogar, avaliar, pesquisar, evoluir, crescer de forma diferente


"Escuto e esqueço; vejo e recordo; faço e entendo."  (Tao Te King)
Como conseguirão os professores Imigrantes Digitais criar

ambientes de aprendizagem adequados aos seus alunos, 

Nativos Digitais?

"Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem a serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender" (Augusto Cury)

Esta sensibilidade que o educador deve ter para aprender e entender os nativos digitais, leva-o à necessidade de ajustar as suas metodologias de ensino para este novo público, definir novas estratégias e novas formas de participação dos alunos.
Este educador deve: 
  • fornecer informação de forma rápida e sucinta;
  • introduzir novos materiais de aprendizagem;
  • proporcionar o acesso aleatório a conteúdos;
  • possibilitar criatividade e partilha;
  • orientar o seu percurso; 
  • aceitar os contributos dos nativos digitais.
Eliane Schlemmer (2006), referiu que o lema da geração anterior era  "não mexer que estraga". Para esta nova geração de nativos digitais, o lema será  "para aprender, tem de se mexer". Cabe a esta geração anterior, na qual me incluo, a difícil tarefa de fazer a "ponte" para as gerações mais novas.