Ideias-chave: comunicar, partilhar, comprar, criar, jogar, avaliar, pesquisar, evoluir, crescer de forma diferente
"Escuto e esqueço; vejo e recordo; faço e entendo." (Tao Te King)
Como conseguirão os professores Imigrantes Digitais criar
ambientes de aprendizagem adequados aos seus alunos,
Nativos Digitais?
ambientes de aprendizagem adequados aos seus alunos,
Nativos Digitais?
"Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem a serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender" (Augusto Cury)
Esta sensibilidade que o educador deve ter para aprender e entender os nativos digitais, leva-o à necessidade de ajustar as suas metodologias de ensino para este novo público, definir novas estratégias e novas formas de participação dos alunos.
Este educador deve:
- fornecer informação de forma rápida e sucinta;
- introduzir novos materiais de aprendizagem;
- proporcionar o acesso aleatório a conteúdos;
- possibilitar criatividade e partilha;
- orientar o seu percurso;
- aceitar os contributos dos nativos digitais.
Eliane Schlemmer (2006), referiu que o lema da geração anterior era "não mexer que estraga". Para esta nova geração de nativos digitais, o lema será "para aprender, tem de se mexer". Cabe a esta geração anterior, na qual me incluo, a difícil tarefa de fazer a "ponte" para as gerações mais novas.