ACTIVIDADE PROPOSTA:
Entrevista a jovens sobre a utilização social dos media digitais
Objectivo: Caracterizar a utilização social dos media digitais pelos jovens e sua relação com o processo pessoal de construção de identidade e socialização.
*****
Estar online, estar na net, navegar, twittar, conversar no messenger, seguir e criar blogues, são algumas das actividades com que a maioria dos jovens preenche o seu quotidiano. Estudos indicam que a utilização dos media digitais é similar aos jovens de diferentes países, esta utilização sobrepõe-se assim à diversidade cultural e social, valorizando a partilha de um espaço global comum. As redes sociais são a "porta" para a interacção social, para o "convívio" online não se delimitando às fronteiras geográficas e culturais (etnias, religião, idioma, género etc,. O jovem, na sua partilha global, vai construindo e alicerçando a sua identidade social.
Apresento alguns indicadores de estudos desenvolvidos em jovens portugueses, como suporte de reflexão.
* Um estudo realizado pela ANACOM em 2008 indica que são as seguintes as actividades que os jovens portugueses referem realizar com mais frequência na internet:
actividade | respostas | ||||
enviar e receber correio electrónico | 90% | ||||
interacções de natureza social em serviços como Messenger e Hi5 | 85% | ||||
pesquisar informação académica ou científica | 78% | ||||
utilizar serviços da web (como blogues, Myspace,Youtube) | 62% | ||||
* Anabela Monteiro e Maria João Gomes, no artigo Comportamentos de risco na Internet por parte de jovens portugueses : um estudo exploratório, 2009,Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) efectuaram um estudo que se centrou nos alunos com comportamentos de risco associados à internet, focalizou-se em jovens dos 10 aos 22 anos que frequentavam do 5º ano ao 12º ano em escolas públicas portuguesas, no ano lectivo de 2008/2009. considero que neste estudo foram focados pontos muito importantes para o conhecimentos dos hábitos destes novos utilizadores digitais. Ressalto aqui a seguinte informação:
Quanto ao acesso à Internet:
No espaço familiar onde acedem?
96,4% possui computador
91,3% possui acesso à internet em casa 82,2 % quarto de dormir
63,0% também acede a partir da escola 42,2% na sala de estar/jantar
12,9% pede autorização aos pais para aceder
87,1 % não necessita pedir autorização
54,2% acede diariamente
72,6% é utilizador de rede social (Hi5, Myspace)
61,7% tem dados pessoais na Internet
A Internet é assim um novo espaço dentro do nosso espaço familiar. É urgente pensarmos que a Internet além de fonte de informação e de conhecimento também nos traz perigos.
Resultados do estudo - relatório Riscos e Segurança na Internet - disponíveis em www.eukidsonline.net, desenvolvido pela EU Kids Online, 2010 refere que 12% das crianças e jovens europeus afirmaram terem-se sentido perturbados ou incomodados com experiências na Internet – incluindo encontrar pornografia, mensagens sexuais, bullying, ou conteúdo potencialmente nocivo criado por utilizadores –, os seus pais normalmente não estão conscientes de que os seus filhos passaram por essas situações de risco. Por exemplo, mais de metade dos pais cujas crianças já foram vítimas de bullying online não se apercebeu de que isto tinha acontecido.
Algumas formas de os adultos poderem estar atentos ao que os jovens e as crianças vêem na Internet, passa não só por uma supervisão atenta, mas também pelo recurso a estratégias, ferramentas que auxiliam a sua tarefa de educadores. Alguns softwares poderão proporcionar ajuda relevante.
Pelos questionários realizados nesta Unidade Curricular, é bem explicito que os jovens conhecem os riscos das redes sociais e da partilha de dados pessoais, no entanto não valorizam esses riscos e continuam a partilhar dados pessoais: 77% de jovens europeus entre os 13 e os 16 anos utilizam as redes sociais e um quarto tem o seu perfil definido como público (http://dadus.cnpd.pt/).
Será importante que os jovens criem e assumam hábitos e rotinas de protecção de dados e informações pessoais.
Urge mais informação e urge mais controlo parental.
Urge também dotar o jovem de outras competências que o ensinem a analisar, questionar, criticar, avaliar e seleccionar toda a informação que lhe chega pela Internet.
As redes sociais são, antes de tudo, relações entre pessoas, estejam elas interagindo em causa própria, em defesa de outrem ou em nome de uma organização; são formas de interação.
A procura do "QUEM SOU EU?" é um processo que envolve a procura do "eu" social e das responsabilidades que lhe estão destinadas enquanto adulto. Essa busca leva os jovens a procurar na Internet os seus "pares": outros jovens também na procura da sua identidade e que partilham interesses comuns. Esta partilha global que os sites sociais nos permitem, estará a conduzir-nos para uma identidade similar ou pelo contrário para uma identidade global, mais rica e diversificada?
A procura do "QUEM SOU EU?" é um processo que envolve a procura do "eu" social e das responsabilidades que lhe estão destinadas enquanto adulto. Essa busca leva os jovens a procurar na Internet os seus "pares": outros jovens também na procura da sua identidade e que partilham interesses comuns. Esta partilha global que os sites sociais nos permitem, estará a conduzir-nos para uma identidade similar ou pelo contrário para uma identidade global, mais rica e diversificada?