
" A adolescência é como uma casa em dia de mudanças: Uma desordem temporária." (Julius Warren)
"...é a primeira etapa da vida em que estão reunidos todos os ingredientes para a construção de uma identidade social" (J.J.Zacarés)
Algumas das Teorias da construção da Identidade nos Adolescentes
* ERICKSON - Há um esforço dos adolescentes para dar um sentido ao EU - a concepção de si mesmo.
É o momento mais importante da vida de um sujeito. Os adolescentes formam a sua identidade não por modelagem a partir de outras pessoas, mas modificando e sintetizando identificações adquiridas numa nova estrutura. Factores que influenciam a formação da identidade: factores intrapessoais (capacidades inatas do individuo e características adquiridas da personalidade), factores interpessoais (identificações com outras pessoas) e de factores culturais (valores sociais a que o individuo está exposto). A crise psicossocial da adolescência é o conflito da Identidade versus Confusão de Identidade. As gerações mais velhas têm obrigação de transmitir valores sólidos sobre os quais os mais novos vão construir a sua própria identidade.
* MARCIA - Identidade é a organização de interesses autoconstruídos, dinâmicas, impulsos, capacidades, crenças e história individual. Estabelece duas dimensões para a formação da identidade: Crise ou exploração: período de tomada de decisão, quando antigos valores e escolhas são reexaminadas. Comprometimento ou compromisso: realização de uma escolha que servirá de guia para as suas acções. Descreve 4 estados de identidade com diferentes combinações de crise e compromisso: Execução (perseguição de metas e de ideologias, escolhidos por outros. Inicio do processo de identidade), Moratória (debate-se por temas profissionais ou ideológicos). Está a passar por uma crise de identidade e não conseguiu definir as suas escolhas),Construção de identidade (escolha e perseguição de metas profissionais e ideológicas). A crise da etapa anterior foi superada e chegou ao compromisso, Difusão de identidade (está numa crise embora já possa ter tido uma no passado na qual não chegou a nenhum compromisso. Corresponde a um estado inicial do processo ou a um fracasso.)

* KIMMEL e WEINER traduzem os compromissos em três atitudes: ideológicas, ocupacionais (objectivos educativos e profissionais) e interpessoais (orientações de influência das amizades e namoros). Crescer é ser independente dos pais e outros adultos significativos, neste sentido para se compreender, o adolescente precisa de liberdade para ser ele próprio, escolher os seus amigos, preservar a intimidade dos seus pensamentos e sentimentos. (valores e crenças),
Para DAVID BUCKINGHAM, o conceito de identidade é amplo e assim, difícil de definir e limitar: a identidade por um lado é única (algo que nos distingue dos outros) e constante ao longo da vida, por outro lado possuí características comuns que partilhamos com os outros num ambiente social (valores, interesses, cultura,...).
"Identity (...) focuses attention on critical questions about personal development and social relationships - questions that are crucial for our understanding of young people´s growth into adulthood and the nature of their social and cultural experiences. (...) a particular "take" on the relationship between the individual and the group." (Buckingham, David. “Introducing Identity." Youth, Identity, and Digital Media . Edited by David Buckingham. The John D. and Catherine T. MacArthur Foundation Series on Digital Media and Learning. Cambridge, MA: The MIT Press, 2008. p.18-19) As teorias apresentadas pretendem transmitir e dar a conhecer a abrangência do conceito de Identidade e os múltiplos factores que contribuem para a sua construção.